A B C E F G I L M N P R S U

A

Ações Ordinárias

Ações ordinárias, nominativas, escriturais, sem valor nominal, livres e desembaraçadas de quaisquer ônus ou gravames, de emissão da Companhia.

AGE

Assembléia Geral Extraordinária: Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário, onde são decididos assuntos que não são objeto da Assembléia Geral Ordinária. Podem ser realizadas várias no mesmo exercício.

AGO

Assembléias Geral Ordinária: Reunião dos acionistas de uma empresa convocada obrigatoriamente nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao término do exercício social, para tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do Conselho Fiscal, quando for o caso.

Análises Clínicas

Análises Clínicas são estudos de um material biológico retirado do paciente do qual se quer fazer um diagnóstico.

ANS

Agência Nacional de Saúde Suplementar.

ANVISA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

APIMEC

Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

B

BACEN

Banco Central do Brasil.

BM&FBOVESPA

BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

C

CAGR

Taxa composta de crescimento anual.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem do Mercado, instituída pela Bovespa, com base na Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996, com a finalidade de atuar na solução de eventuais conflitos que possam surgir em razão da aplicação, validade, eficácia, violação ou interpretação das disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações, nos estatutos sociais das companhias abertas, nas normas editadas pelo CMN, pelo BACEN e pela CVM, e nos regulamentos da BOVESPA, inclusive o Regulamento do Novo Mercado, o regulamento do Nível 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa e contratos correlatos, e nas demais normas aplicáveis ao funcionamento do mercado de capitais em geral.

CADE

Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

CAPEX

Capital Expenditures ou investimentos.

Classes Sócio-Econômicas A e B

Família com renda mensal superior a quinze Salários Mínimos, conforme critérios estabelecidos pelo IBGE.

Classe Sócio-Econômica C

Família com renda mensal entre seis a quinze Salários Mínimos, conforme critérios estabelecidos pelo IBGE.

CMN

Conselho Monetário Nacional.

COFINS

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

Companhia aberta

Empresa que possui valores mobiliários de sua emissão registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Companhia ou DASA

Refere-se à empresa Diagnósticos da América S.A.

Controle Difuso

Significa o exercício do poder de controle por acionista detentor de menos de 50% (cinqüenta por cento) do capital social da Companhia. Significa, ainda, o poder de controle quando exercido por Grupo de Acionistas detentor, em conjunto, de percentual superior a 50% (cinqüenta por cento) do capital social, em que cada acionista detenha individualmente menos de 50% (cinqüenta por cento) do capital social, e desde que estes acionistas não sejam signatários de acordo de votos e não estejam sob controle comum e nem atuem representando interesse comum.

CPMF

Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira.

CSLL

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

CVM

Comissão de Valores Mobiliários.

E

EBITDA

O EBITDA é uma medida não-contábil corresponde ao lucro líquido do exercício ou do período, conforme o caso, antes do imposto de renda e da contribuição social, do resultado financeiro e das despesas com depreciação e amortização. O EBITDA não é uma medida reconhecida de acordo com as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, IFRS ou US GAAP, não possui um significado padrão e pode não ser comparável ao EBITDA preparado por outras empresas. O EBITDA apresenta limitações que podem prejudicar a sua utilização como medida de lucratividade, em razão de não considerar determinados custos decorrentes dos negócios da Companhia, que poderiam afetar de maneira significativa os lucros da DASA, tais como despesas financeiras, tributos, depreciação, despesas de capital e outros encargos relacionados. Nos negócios da Companhia, o EBITDA é utilizado como uma das medidas do desempenho operacional da DASA.

F

Formulário de Referência

Documento contábil de periodicidade anual que é encaminhado à CVM. Fornece informações sobre os principais indicadores econômico-financeiros das empresas, bem como o resumo das principais contas das demonstrações financeiras e outras informações relevantes sobre as atividades operacionais da companhia.

Free Float

Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados como BM&F Bovespa e NYSE.

G

Governança Corporativa

É o conjunto de processos, costumes, políticas e leis que regulam a maneira pela qual as organizações são administradas, envolvendo os relacionamentos entre seus diversos stakeholder (acionistas, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle).

Grupo de Acionistas

Significa o conjunto de dois ou mais acionistas da Companhia: (i) que sejam partes de acordo de voto; (ii) se um for, direta ou indiretamente, Acionista Controlador ou sociedade controladora do outro, ou dos demais; (iii) que sejam sociedades direta ou indiretamente controladas pela mesma pessoa, ou conjunto de pessoas, acionistas ou não; ou (iv) que sejam sociedades, associações, fundações, cooperativas e trusts, fundos ou carteiras de investimentos, universalidades de direitos ou quaisquer outras formas de organização ou empreendimento com os mesmos administradores ou gestores, ou, ainda, cujos administradores ou gestores sejam sociedades direta ou indiretamente controladas pela mesma pessoa, ou conjunto de pessoas, acionistas ou não.
No caso de fundos de investimentos com administrador comum, somente serão considerados como um Grupo de Acionistas aqueles cuja política de investimentos e de exercício de votos em Assembléias Gerais, nos termos dos respectivos regulamentos, for de responsabilidade do administrador, em caráter discricionário.

I

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Índice IBOVESPA

Índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros que mede as variações dos preços das ações das companhias mais negociadas da BM&FBovespa.

IFRS

Normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards).

INSS

Instituto Nacional de Seguridade Social.

Instrução CVM 358

Instrução da CVM n.º 358, de 3 de janeiro de 2002, e alterações posteriores.
Lei das Sociedades por Ações: Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e alterações posteriores.
Lei do Mercado de Valores Mobiliários: Lei n.º 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e alterações posteriores.
Lei dos Planos Privados de Assistência à Saúde: Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, e alterações posteriores.

L

Lucro Líquido Ajustado

Corresponde ao lucro líquido adicionado das despesas não-recorrentes relativas a aquisições e abertura do capital deduzido IRPJ e CSLL.

M

Mercado Ambulatorial

Refere-se ao mercado de pacientes que realizam seus exames nas unidades de atendimento, seja através de seu plano de saúde ou particular.

Mercado de Apoio

Refere-se ao mercado de processamento de amostras de análises clínicas coletadas por laboratórios terceiros.

Mercado Hospitalar

Refere-se ao mercado de pacientes que realizam seus exames em hospitais. A DASA participa deste mercado por meio de contratos com os hospitais, que são os pagadores a Companhia.

Mercado Público

Refere-se ao mercado de pacientes que realizam seus exames por meio da rede pública. A DASA participa deste mercado por meio de licitações públicas. Os governos são os pagadores a Companhia.

N

Novo Mercado

Segmento especial de negociação de valores mobiliários da BOVESPA.

Núcleo Técnico Hospitalar (NTH)

Laboratório para processamento de exames de análises clínicas que fica dentro de hospitais. É menor que os laboratórios centrais e processa exames de emergência.

Núcleo Técnico Operacional (NTO) ou Laboratório Central

Laboratório em que são processados os exames de análises clínicas.

P

PIB

Produto Interno Bruto.

PIS

Programa de Integração Social.

Plano de Contas da ANS

Plano de contas instituído pela ANS atualmente disciplinada nos termos da Instrução Normativa IN n.º 9 de 14 de fevereiro de 2007, a ser adotado obrigatoriamente pelas operadoras especializadas em saúde.

Plano médico-hospitalar

Plano exclusivamente médico, com cobertura assistencial, compreendendo partos e tratamentos de doenças determinadas pela Organização Mundial de Saúde realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria ou centro de terapia intensiva, ou similar, quando necessária a internação hospitalar, exceto (i) tratamento clínico ou cirúrgico experimental, assim definido pela autoridade competente; (ii) procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos, bem como próteses e próteses para o mesmo fim; (iii) inseminação artificial; (iv) tratamento de rejuvenescimento ou de emagrecimento com finalidade estética; (v) fornecimento de medicamentos importados não nacionalizados; (vi) fornecimento de medicamentos para tratamento domiciliar; (vii) fornecimento de próteses, próteses e seus acessórios não ligados ao ato cirúrgico; (viii) tratamentos ilícitos ou antiéticos, assim definidos sob o aspecto médico, ou não reconhecidos pelas autoridades competentes; e (ix) casos de cataclismos, guerras e comoções internas, quando declarados pela autoridade competente, nos termos da Lei dos Planos Privados de Assistência à Saúde.

PNAD

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Poder de controle (e termos correlatos como Controle, Controlador, Acionista Controlador, Controlada e sob Controle comum).

Significa o poder efetivamente utilizado para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito. Há presunção relativa de titularidade do controle em relação à pessoa ou ao grupo de pessoas vinculado por acordo de acionistas ou sob controle comum (“Grupo de Controle”) que seja titular de ações que lhe tenham assegurado a maioria absoluta dos votos dos acionistas presentes nas três últimas assembleias gerais da Companhia, ainda que não seja titular das ações que lhe assegurem a maioria absoluta do capital votante.

Práticas contábeis adotadas no Brasil

Princípios e práticas contábeis estabelecidos pela Lei das Sociedades por Ações, pelas normas da CVM, pelas normas e pronunciamentos do IBRACON e do Conselho Federal de Contabilidade.

R

Regulamento de Arbitragem

Regulamento da Câmara de Arbitragem, inclusive suas posteriores modificações, que disciplina o procedimento de arbitragem, ao qual serão submetidos todos os conflitos estabelecidos na cláusula compromissória inserida no Estatuto Social da Companhia e constante dos Termos de Anuência.

Regulamento do Novo Mercado

Regulamento que disciplina os requisitos para negociação de valores mobiliários de companhias abertas no Novo Mercado, estabelecendo regras de listagem diferenciadas para essas companhias, seus administradores, membros do Conselho Fiscal, se instalado, e seu acionista Controlador, instituído pela BOVESPA.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI)

Diagnóstico realizado a partir de exames de imagem e métodos gráficos que permitem a visualização ou avaliação das áreas afetadas. A DASA considera como exame de RDI todo exame ou serviço que não seja de análises clínicas (sangue, urina ou fezes), o que inclui, além de exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, outros serviços como endoscopia, exames cardiológicos e mamografia.

S

SELIC

Taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

SUS

Sistema Único de Saúde.

U

Unidades de Atendimento Local

Local em que o paciente realiza exames de imagem e colhe as amostras de análises clínicas, além de poder retirar o resultado dos exames.

US GAAP

Práticas contábeis geralmente aceitas nos Estados Unidos.

Última atualização em 2014-05-15T16:57:56